blog

blog

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Capoterapia é uma prática saudável praticada todos os dias no salão da Paroquia de Fátima.


A Capoterapia é uma terapia alternativa onde se utiliza elemento da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante. 

Praticantes jovens, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais podem praticá-la. 

As sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica. 

Os exercícios dos grandes grupos musculares colocados no início da sessão de treinamento reduzem a fadiga e permitem agir com maior intensidade e repetição nos mesmos.
Benefícios da Capoterapia
A prática do esporte como a capoeira ou a capoeira adaptada (Capoterapia), gera aumento da produção de endorfina (substância própria do nosso corpo) que reduz o efeito analgésico, excitante e tranqüilizante estimulando sempre a constante prática do exercício. Diferente dos outros esportes anaeróbicos, além da hipertrofia muscular, associado a isso, a prática da capoeira aumenta a flexibilidade e alongamento da musculatura, trazendo agilidade ao praticante. A capoeira também gera uma melhora da "performance" cardio-respiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja gerando uma maior resistência aeróbica ao praticante. 

Benefícios estes que colabora com o sistema público de saúde, diminuindo as filas nos hospitais, postos de saúde, consumo de medicamentos, porque os idosos passam a ter mais qualidade de vida.
Em Parnaíba um grupo de idosas,participam do projeto Capoterapia realizado pela Paroquia de Fátima,além de idosas,várias outras mulheres podem participar,através de vários movimentos no corpo. As participantes destas aulas sentiram grande leveza no corpo,além de alguns problemas de saúde que desapareceram   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página