Sobrado Dona Auta: sede do IHGGP
Rachaduras apresentadas nas paredes do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba estão ameaçando a estrutura do prédio e o prolema tende a se agravar a cada dia, “porque quando os carros passam na rua, estremece no local e as rachaduras estão aumentando”, diz Cosme Sousa, membro do Instituto.
O prédio (Sobrado Dona Auta) onde funciona o IHGGP, pertence à prefeitura de Parnaíba e foi cedido para o Instituto que agora, segundo seu presidente, não tem as mínimas condições financeiras de promover nenhum tipo de restauração. E cita também as restrições impostas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo fato do imóvel se encontrar no Centro Histórico de Parnaíba, que passou pelo processo de tombamento.
Tanto a Prefeitura quanto o IPHAN têm conhecimento do problema,porém, até agora não há ainda nenhuma previsão de alguma providência imediata para a questão.”Há um projeto de restauração aprovado, porém sem data para sua execução”, informa Cosme Sousa.
A restauração do Sobrado Auta de Sousa (sede do IHGGP) consta de uma série de projetos já aprovados pelo governo federal e que deverão ser incluídos no PAC Cidades Históricas, que contemplam ainda: recuperação da Esplanada da Estação, Complexo Cultural do Porto das arcas, Prédio do Grupo Escolar Miranda Osório (Curso de Direito da UESPI), Sinalização Urbanística do Centro Histórico, segunda etapa de recuperação da Praça da Graça, afora outros empreendimentos menores.
Fonte: Blog do B. Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário