blog

blog

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Acervo do International Athletic Club será transformado em museu

Arquibancada do antigo estádio International, que foi doado
ao Parnahyba e rebatizado de Estádio Petrônio Portela e hoje
abriga o CT-Centro de Treinamento do Parnahyba Sport Club
Além do Museu do Esporte, com o acervo do centenário Parnahyba Sport Club (Parte que pertencia ao Comendador Pedro Alelaf), instalado no prédio do Instituto Histórico, criado na gestão do então Secretário Municipal da Cultura, Arlindo Leão, doravante, nossa cidade passará a ter mais um Museu de Esporte; desta vez o acervo do International Athletic Club (Fundado em 1916), que era mantido pela secular Casa Inglesa, antiga proprietária do campo do International, hoje Centro de Treinamento Petrônio Portella de propriedade do Parnahyba, por doação do estado ao clube.

Prédio onde funcionou a Casa inglesa, empresa que seus
titulares foram responsáveis pela criação do International
A empresária Ingrid Clark cedeu os troféus, plaquetas, taças e outros objetos históricos do International, que dentro de 90 dias estarão disponíveis para visitação pública no prédio da Fundação Dr. Raul Bacellar, que tem como presidente o advogado Renato Bacellar.

O museu firmou parceria com a Superintendência Municipal de Esporte.

International Athletic Club
O International Athletic Club foi um clube brasileiro de futebol, da cidade de Parnaíba. Disputou o campeonato entre 1917 e 1940, pela Liga de Parnaíba. Foi 1917, surgia o grande rival do Parnahyba Sport Club do início do século XX, o International Athletic Club (clube de Parnaíba extinto). O colorado disputou o campeonato entre 1917 e 1940. É do Internacional Athletic Club o registro (1917) mais antigo do Futebol Piauiense, embora o Parnahyba Sport Club seja o mais antigo clube de futebol do Piauí. Somente em 1941, por Lei, as Ligas em todo o Brasil foram fundidas em uma só, originando as Federações.

Com informações complementares da Superintendência de Esporte de Parnaíba
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Arquivo do blog