blog

blog

segunda-feira, 2 de março de 2015

Estação de Floriópolis, importante equipamento turístico de Parnaíba, já apresenta sinais de deteorização

A estação Ferroviária de Floriópolis é um curioso exemplo de arquitetura eclética para uma pequena parada, talvez o único exemplo desse tipo no Brasil.

Estação Ferroviária de Floriópolis
A reforma realizada em 2011 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na antiga e histórica Estação Ferroviária de Floriópilis, no Bairro Floriópolis, por trás do Conjunto Residencial Jardim Vitória, em Parnaíba ficou realmente digna dos parnaibanos, mas o problema é a via de acesso.

Mato começa a nascer dentro das instalações da estação
Tombada e reformada com recursos do Iphan a Estação de Floriópolis é pouco conhecida até mesmo dos parnaibanos. Isto ocorre por vários motivos: Como fica por trás do conjunto habitacional Jardim Vitória o calçamento não chega até ela e durante o inverno o pequeno 
trecho sem pavimentação poliédrica, cerca de 100 metros, fica enlameado, dificultado o acesso. A única entrada é através do conjunto Jardim Vitória que fica as margens da BR 343 entre Parnaíba e Luís Correia, só que não existe nenhuma placa indicativa deste ponto turístico e histórico de Parnaíba. Ora, se nem os parnaibanos sabem onde fica e não existe nenhuma sinalização como o turista vai visitar?

Clique AQUI e saiba mais sobre a Estação Ferroviária de Floriópolis.
Árvore já começa a invadir a parte coberta da estação
Para completar, a estação de Floriópolis está abandonado e já apresenta sinais de rachadura 
no piso de cimento da rampa e vegetação nascendo até dentro de suas instalações. Um cajueiro que fica próximo precisa de poda dos galhos que avançam em direção a estação. Uma placa que existia contando a história da estação já não existe mais restando apenas as madeiras que davam sustentação a placa. O seu entorno precisa de urbanização.

Piso externo já apresenta rachadura
Para que aquele equipamento turístico não volte a se deteriorar urge que as secretarias de turismos do estado e município encontrem soluções para levar visitantes para conhecer. A secretaria de educação também deve realizar aulas de campo, exigir trabalhos escolares para 
contar a história de nossa ferrovia que incluam a estação de Floriópolis. As empresas de Turismo também precisam fazer sua parte organizando passeios que incluam uma visitação a estação.

Entrada do conjunto Jardim Vitória que é a mesmo da estação
ferroviária não tem placa indicativa
Aquele ponto turístico poderia ser adotado por alguma empresa para explorar o local instalando próximo uma atividade que pudesse ser utilizada com culinária, sorveteria, pizzaria, espaço cultural, espaço para pequenos shows, loja de artigos artesanais produzidos na cidade, passeio ecológico e outras atividades de caráter congênere que unisse turismo, culinária e artesanato.

Muitos seriam os benefícios que a atividade comercial traria ao local, que além de incentivar o turismo serviria de apoio aos visitantes, representando uma proteção ao patrimônio histórico da Estação de Floriópolis, o que, naturalmente, inibiria a ação de depredadores, sem se falar na oportunidade da geração de emprego e renda.


Acesso falta pavimentação poliédrica em menos de 100 metros

Placa que contava a história da Estação Ferroviária já foi retirada,
restando apenas as madeiras que davam sustentação
Percebam que há um monte de madeira que parece ser para fogo
Estação Ferroviária Floriópolis - Equipamento turístico e histórico

Estação Floriópolis em Parnaíba - Merece sua visitação
Por José Wilson para o Jornal da Parnaíba
»Siga o Jornal da Parnaíba no Twitter
Fotos: Joilton Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página

Arquivo do blog