A estação Ferroviária de Floriópolis é um curioso exemplo de arquitetura eclética para uma pequena parada, talvez o único exemplo desse tipo no Brasil.
Estação Ferroviária de Floriópolis |
Mato começa a nascer dentro das instalações da estação |
trecho sem pavimentação poliédrica, cerca de 100 metros, fica enlameado, dificultado o acesso. A única entrada é através do conjunto Jardim Vitória que fica as margens da BR 343 entre Parnaíba e Luís Correia, só que não existe nenhuma placa indicativa deste ponto turístico e histórico de Parnaíba. Ora, se nem os parnaibanos sabem onde fica e não existe nenhuma sinalização como o turista vai visitar?
Clique AQUI e saiba mais sobre a Estação Ferroviária de Floriópolis.
Para completar, a estação de Floriópolis está abandonado e já apresenta sinais de rachadura
no piso de cimento da rampa e vegetação nascendo até dentro de suas instalações. Um cajueiro que fica próximo precisa de poda dos galhos que avançam em direção a estação. Uma placa que existia contando a história da estação já não existe mais restando apenas as madeiras que davam sustentação a placa. O seu entorno precisa de urbanização.
no piso de cimento da rampa e vegetação nascendo até dentro de suas instalações. Um cajueiro que fica próximo precisa de poda dos galhos que avançam em direção a estação. Uma placa que existia contando a história da estação já não existe mais restando apenas as madeiras que davam sustentação a placa. O seu entorno precisa de urbanização.
Piso externo já apresenta rachadura |
contar a história de nossa ferrovia que incluam a estação de Floriópolis. As empresas de Turismo também precisam fazer sua parte organizando passeios que incluam uma visitação a estação.
Entrada do conjunto Jardim Vitória que é a mesmo da estação ferroviária não tem placa indicativa |
Muitos seriam os benefícios que a atividade comercial traria ao local, que além de incentivar o turismo serviria de apoio aos visitantes, representando uma proteção ao patrimônio histórico da Estação de Floriópolis, o que, naturalmente, inibiria a ação de depredadores, sem se falar na oportunidade da geração de emprego e renda.
Acesso falta pavimentação poliédrica em menos de 100 metros |
Placa que contava a história da Estação Ferroviária já foi retirada, restando apenas as madeiras que davam sustentação |
Percebam que há um monte de madeira que parece ser para fogo |
Estação Ferroviária Floriópolis - Equipamento turístico e histórico |
Estação Floriópolis em Parnaíba - Merece sua visitação |
»Siga o Jornal da Parnaíba no Twitter
Fotos: Joilton Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário