Em entrevista concedida no último dia 22 de abril a TV Cidade Verde, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Ziza Carvalho, disse que a Lagoa do Portinho já está com 70% do seu nível de água. A afirmação gerou revolta e indignação do povo parnaibano, pois o lago não possui nem 25% de água.
Diante de tal afirmativa, o vereador Carlson Pessoa (PSB) pede através de requerimento apresentado na Câmara Municipal de Parnaíba, que o secretário da Semar apresente documentos com informações e dados comprovando que o lago realmente atingiu 70% de sua capacidade.
“A Semar deveria ser penalizada por deixar a lagoa ao longo dos anos sofrer danos dessas proporções. Várias barragens foram feitas em propriedades particulares represando totalmente as águas da Lagoa do Portinho sem que nenhuma providência fosse tomada. Isso é um crime e não vou me calar diante de tamanha atrocidade”, disse Carlson Pessoa indignado com a situação.
O parlamentar ainda disse que o secretário agiu de forma irresponsável mediante tal declaração em rede de TV. “Isso é uma irresponsabilidade, é um crime e como legítimo representante do povo parnaibano, não me calarei. Continuarei cobrando explicações dos órgãos competentes até que eles tomem providências para resolver esse problema”.
Os vereadores Gerivaldo Benício e Diniz se associaram ao requerimento a fim de unirem forças na tentativa de salvar a lagoa. “O secretário não conhece a Lagoa do Portinho para falar uma besteira daquelas em uma emissora de TV. As barragens são muito altas. Não tem como o rio continuar seu curso, pois a água fica parada, represada. Estamos juntos nessa luta com o vereador Pessoa”, ressaltou.
O requerimento foi aprovado e agora será enviado um ofício a Ziza Carvalho solicitando ele que apresente publicamente dados que o levou a tal afirmativa, sobre a situação da lagoa.
Por Luzia Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário